Refletindo sobre a Constelação Familiar

Como diz minha professora, Solange Bertão, “a constelação familiar é um trabalho contemporâneo, criado pelo alemão Bert Hellinger, que presta serviço às gerações futuras, na medida em que permite, no presente, uma reconciliação com o passado.” Ela também diz que constelação não é ciência, não é religião, nem mesmo uma técnica terapêutica. “A constelação familiar é uma filosofia de vida.” E é apenas dessa maneira que ela atinge todo potencial transformador e edificante que traz em sua essência.

Com base em alguns pressupostos, como o equilíbrio entre o dar e o receber, o direito de pertencer e a ordem no tempo, a filosofia da constelação familiar nos oferece uma oportunidade de refletir sobre aquilo que nos incomoda e sobre aquilo que desejamos para a nossa vida. Tendo olhado para isso de maneira honesta, são realizados alguns “movimentos”, internos ou físicos, individualmente ou em grupo, os quais colocam diante de nós uma nova perspectiva sobre uma determinada situação ou problema. A partir dessa nova perspectiva, ampliamos nossa visão sobre aquilo que nos paralisa e nos impede de viver a vida com mais alegria, fazendo valer a pena tudo o que nossos antepassados experienciaram para permitir que a vida chegasse até nós.

Com essa visão ampliada, podemos seguir em um processo de transformação, recriando os nossos relacionamentos e vivenciando os desafios da vida e do existir de maneira serena e lúcida. Com um novo olhar nascido da nossa experiência com essa filosofia de vida, desenvolvemos e ampliamos a compaixão e o respeito pela nossa história, pela história de nossos antepassados, pelas experiências que vivenciamos, tomando isso como o solo sagrado a partir do qual podemos recriar o presente e fazer nascer o futuro que desejamos.

Para compreender melhor de que maneira a constelação familiar pode nos ajudar a criar uma nova visão sobre a vida e a dar passos diferentes em direção àquilo que desejamos, assista ao programa Brasil das Gerais (Rede Minas de Televisão), no qual Solange Bertão explicou um pouco mais sobre como é o trabalho das constelações familiares.