Cultivando Equilíbrio Emocional (CEB)

Todos nós sabemos como é desafiador lidar com as nossas emoções, pois quando estamos envolvidos em um episódio emocional, muitas vezes temos dificuldade para identificá-las e conduzir nossas atitudes de maneira equilibrada. Cultivando Equilíbrio Emocional é um curso de natureza pedagógica, secular e experiencial que oferece ferramentas que vão habilitar seus participantes a iniciar e sustentar um trabalho de autoconhecimento e de cultivo do equilíbrio mental e emocional. Os participantes desenvolverão habilidades para lidarem com as emoções, reduzindo as repostas destrutivas aos episódios emocionais, melhorando as relações com os outros e ampliando os estados de bem-estar e felicidade genuína.

O programa Cultivating Emotional Balance (CEB) foi desenvolvido como uma resposta às reflexões realizadas no encontro promovido pelo Mind and Life Institute no ano 2000, em Dharamsala (Índia), cujo tema foi: Como lidar com as emoções. Nesse encontro, estiveram reunidos com o Dalai Lama diversos cientistas, psicólogos e meditadores do mundo inteiro. Eles refletiram sobre a possibilidade de se utilizar as práticas contemplativas budistas em contextos não religiosos e seculares para ajudar as pessoas a lidarem melhor com as emoções.

A partir da integração dos conhecimentos da psicologia moderna e das práticas meditativas tradicionais, Paul Ekmann e Alan Wallace desenvolveram o CEB. Ekman é especialista no estudo das emoções e é considerado um dos maiores psicólogos do século XX pelos trabalhos realizados nessa área. Wallace é físico, foi monge ordenado pelo Dalai Lama por mais de 10 anos, fundou o Instituto Santa Barbara para os Estudos da Consciência (Califórnia-EUA) e é considerado um dos nomes mais importantes no diálogo entre os estudos científicos da mente e as práticas meditativas.

Para compreender melhor de que maneira o programa Cultivando Equilíbrio Emocional pode nos ajudar a termos uma vida mais equilibrada, assista ao próprio Alan Wallace falando sobre como superar as aflições e cultivar a felicidade genuína.